As obras de construção da nova Central Solar de Metoro, que está em percurso na Província de Cabo Delgado, decorrem a bom ritmo e estarão finalizadas até Dezembro de 2021, prevendo-se o início da sua operação comercial para finais de Janeiro de 2022.
A informação foi avançada pelo representante da Neonen, Dinis Vilanculos, durante a visita do Ministro Max Tonela e do PCA da EDM, Marcelinos Gildo Alberto, realizada no dia 10 de Setembro corrente. Vilanculos afirmou que até o presente momento as obras vão estar na fase de montagem dos painéis solares o que corresponde a 72 por cento do progresso das obras. Contudo, o Eng Jonas Chitsumba, representante da EDM na Central Solar de Metoro, disse que ouve um muitíssimo atraso devido a chegada tardia de parte do equipamento por conta da pandemia da COVID-19. Inicialmente estava previsto a finalização das obras em Agosto passado.
O Ministro Tonela afirmou: "a aposta do Governo é diversificar as fontes de geração de energia, para garantir a disponibilidade deste recurso com vista ao acesso universal até 2030".
A Central Solar de Metoro será composta por 121.500 painéis solares responsáveis pela produção de 41 MW, que serão injectados na Rede Eléctrica da EDM e vai aumentar a disponibilidade nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.
Em paralelo, decorrem obras de ampliação da Subestação de Metoro , onde está em curso a instalação de um novo transformador para acomodar a chegada de energia da nova central.
0 Comentários